E se seus personagens favoritos da literatura se tornassem cafés?

Universo Café + Troca-troca Menos 1 na Estante juntam cafés e livros no Shopping Recife neste sábado.

Da Redação

Uma ótima notícia para quem ama café: O Shopping Recife e o Café São Braz promovem até 14/04 um ambiente temático ao mundo dessa bebida maravilhosa. É um espaço caprichado chamado "Universo Café", com entrada grátis. Lá o público poderá conhecer curiosidades sobre o café, além de viver uma experiência sensorial diferenciada, com degustações, Workshops, palestras com grandes nomes da gastronomia, baristas consagrados, etc. Uma experiência fantástica.

E o que combina mais com café do que livro?

Pensando nisso o site Menos 1 na Estante, estará promovendo no Universo do Café a sua já conhecida troca de livros, uma ótima oportunidade para você desencalhar aquele livro legal, mas que você não quer mais, e dar um novo lar a ele, e de quebra tomar um cafezinho com aquela turma boa que ama ler.

Café e livro é tudo de bom não acham? Mas imagine só se seus personagens favoritos da literatura se tronassem sabores de cafe? Motivados pela notícia desse evento fantástico, o Do Que Eu Leio devaneou e fez uma listinha com cinco cafés-personagens confira e se divirta com a gente: 


1. Café Expresso (Mr. Darcy, Orgulho e Preconceito)

Pixabay
Forte, curto, encorpado, um dos favoritos de quem frequenta cafeterias. Um desse tipo, só pode ser o Mr. Darcy de Orgulho e Preconceito. Sendo talvez o personagem masculino mais famoso de todos os tempos de Jane Austen, e que tem um lado de amargar especialmente no começo do livro sendo pedante, preconceituoso e se sentindo o último biscoito do pacote, mas ao longo da história se mostra um homem digno, honesto com seus sentimentos e forte o suficiente para corrigir seus erros. Não é um personagem fácil, mas é forte o suficiente para ser o mais querido dos amantes da literatura inglesa (e das cafeterias).


2 Macchiato (Samarendra, O Homem Sem Doença)
Pixabay


O diferentão: é um terço café expresso, um terço de leite, um terço de chocolate. Bebida estranha, mas refinada. Essa indecisão só lembra o inseguro Sam, do livro O Homem Sem Doença, do Arnon Grunberg. Figura esquisita, cheia de tocs, e perfeccionista, mas que você adora quando conhece. Ele se mete em muitas enrascadas durante a vida, mas sempre tentando manter a elegância e o refinamento.


3. Cappuccino (Celie, A Cor Púrpura)

Pixabay
O italiano que mora no Brasil. Café, leite, e leite vaporizado. às vezes com canela ou chocolate... Um dos mais agradáveis e queridos sabores. Nenhum personagem desperta tanta vontade de colocar em um potinho e proteger do mal do mundo quanto Celie, protagonista do livro A Cor Púrpura de Alice Walker vencedor absoluto do Pulitzer em 1983 e do American Book Award. Celie viveu por muito tempo em estado de extrema fragilidade social, sofrendo todo tipo de abuso, para sobreviver ela descobre a força existente do outro lado da fraqueza e brilha, encanta e enternece em uma história de vida de fazer chorar e aquecer o coração. Um dos raros casos nos quais o filme consegue ser tão lindo quanto o livro.


4. Mocha (Sherazade, As Mil e Uma Noites)

Pixabay

Uma variedade nobre dessa bebida chamada café, geralmente usando grãos de arábica, leite e chocolate amargo. Não há leite vaporizado, mas pode conter chantili. Ah, se é para se árabe tem que ser a melhor personagem produzida pela imaginação incrível dos povos daquela península e a melhor não é ninguém menos que a Sherazade, de As Mil e Uma Noites: "conhecedora das coisas, inteligente, sábia e cultivada, tinha lido e entendido". Com suas histórias, através de 1001 ela consegue dobrar o ceticismo do Sultão e salvar todas as mulheres do reino. Uma mulher incrível sem sombra de duvidas tal como o sabor de um mocha bem feito. 

5. Café com Leite (Bentinho, Dom Casmurro)


Pixabay

Café coado e leite integral. Famoso conhecido das mesas brasileiras. Muitos associam alegoricamente as pessoas fracas a ele, aqui no Nordeste. Bentinho, de Dom Casmurro, simboliza bem esse sabor: é bastante conhecido, e respalda opiniões diversas ao seu respeito. Tal como o café-com-leite, há quem o odeie, há quem o ame, mas todos o conhecem, nem que seja um pouco. Já Capitu parece preferir outros sabores... ou será que não?

Super legal falar de literatura não é? Quer encontrar mais pessoas que gostam de ler? Que tal dar uma passada lá no Universo do Café, da São Braz, no Shopping Recife? Lá vai ter troca-troca de livros, promovido pelo Menos 1 na Estante , e você poderá conhecer gente bacana, tomar aquele cafezinho esperto e aprender mais sobre o universo dessa bebida dos deuses. Segue as informações dos dois eventos abaixo, é só clicar nos banners.

E você, quem seriam seus personagens/café? Deixa aqui em baixo os seus comentários e acompanhe sempre nossas matérias, resenhas e muito mais. Forte Abraço!




Tecnologia do Blogger.