3 livros para iniciar Italo Calvino

O escritor é considerado um dos maiores nomes da literatura do século XX. 

Por Alexandre Melo, do Recife
Italo Calvino em seu estúdio - Foto di Carla Cerati



O escritor Italo Calvino, foi um dos maiores nomes da literatura ocidental contemporânea. Filho de pais italianos, mas nascido em Cuba, o escritor lutou contra o fascismo durante a Segunda Guerra, e chegou ficar filiado ao Partido Comunista Italiano durante algum tempo. Calvino escreveu mais de 20 livros, boa parte deles já publicados no Brasil, pela Companhia das Letras. O autor visitou diversos estilos literários, indo do neorrealismo, a prosa poética, e ao realismo fantástico, além de ter publicado entrevistas e ensaios. Decidimos então apresentar 3 livros ótimos para quem desejar iniciar-se na obra de Italo Calvino. Vamos a eles:


1. As Cidades Invisíveis

Dentre suas obras, me encantei profundamente com As Cidades Invisíveis (Companhia das Letras,, 1990, 152 pgs) em que ele trata, por meio de uma prosa poética, de diálogos fictícios entre Marco Polo e Kublai Khan, onde Polo vai descrevendo cidades inusitadamente diferentes que ele visitou. A narrativa de Calvino é fluida e instigante, a cada cidade ilusória apresentada, surge um universo que o autor sugere fantástico. A criatividade de Calvino é realmente fenomenal. As Cidades ganham vida, seus sujeitos ganham destaque, suas culturas misturam-se aos detalhes desses locais, por vezes estranhos, ora excêntricos, ora inspiradores. Um tesouro para a literatura.



2. O Visconde Partido Ao Meio


As cidades de Italo Calvino me fizeram querer ler outro livro dele. E foi ai que encontrei O Visconde partido ao Meio (Companhia das Letras, 2011, 104 pgs), desta vez Calvino embarca no realismo fantástico, e aborda a historia de um homem que durante a guerra na turquia é atingido por uma bola de canhão e divide-se ao meio. O visconde, recuperado do conflito, passa a viver em seu castelo com metade do corpo e adquire um caráter maléfico, pregando peças, e matando pessoas no vilarejo em que vive. A história se complica quando o visconde se apaixona por uma aldeã e encontra a sua outra metade, que para surpresa só faz coisas boas aos cidadãos do vilarejo. Calvino mais uma vez surpreende com sua sua narrativa, beirando às fábulas.

3. Por Que Ler Os Clássicos

Calvino também se mostra um teórico excepcional. Em Por Que Ler Os Clássicos ) Companhia das Letras, 2007, 288 pgs), ele explica, no ensaio principal, sua concepção de o que é um Clássico, e segue visitando autores Ocidentais importantes. Uma obra maravilhosa para quem ama a literatura. 
A produção literária de Italo Calvino é realmente muito boa, e se você ainda não conhece nenhum livro do autor, vale a pena procurar algo dele para ler, mesmo que não seja nenhum desses livros que sugerimos. Nesse link tem a lista dos livros publicados no Brasil e com certeza algum irá te agradar.
Italo Calvino faleceu em 1985, aos 61 anos. É atualmente considerado um dos maiores nomes da literatura europeia do século XX.

Conta aí pra gente nos comentários qual livros do italiano você mais gosta. Até a próxima!

Clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer.
Italo Calvino

Tecnologia do Blogger.