Pílulas Azuis

Leveza e sensibilidade no traço do suíço Freederik Peeters em sua Graphic Novel autobiográfica. 

Por Alexandre Melo, do Recife.

Pílulas Azuis (Editora Nemo, 2016, 208 pgs) é uma Graphic Novel que trata de um tema pesado, mas de uma forma tão leve que surpreende: a Aids. Com traços sem rascunhos, Frederik Peeters conta um pouco de sua própria vida, onde trata de sua relação afetiva com Cati - sua esposa -  e seu enteado, ambos soropositivos.


Acompanhamos um enredo simples de amor, onde Peeters narra  sua intimidade, desde o momento em que se sentiu atraído pela jovem descolada Cati, que avistou na festa de um amigo, até os caminhos que o destino traçou, quando se reencontram, se relacionam e o momento da revelação da  doença da jovem ao seu amado.


Temos aqui Peeters, que caiu de paraquedas na vida de uma jovem mãe divorciada, que vive em tratamento médico junto com a criança, e que oscila entre o medo da indiferença e da morte, até a normalidade e a alegria de viver. O protagonista tem papel fundamental no emocional dessa família, como uma coluna de conforto e refúgio, apesar de também ele ter seus medos e inseguranças. É simplesmente educativa a maneira como Peeters retrata a Aids nos quadrinhos, desmistifica muita coisa, quebra preconceitos, mostra como a doença atualmente é controlável e que os portadores podem levar uma vida na normalidade. Além de tudo isso, Pílulas Azuis é uma obra de arte linda de se ver. O traço do artista é solto, livre, com linhas grossas e escuras, mas que carregam leveza, principalmente nos olhos de Cati que te capturam logo no primeiro folhear de páginas.


A bela obra é editada pela Nemo, e mostra o verdadeiro amor, aquele que rompe obstáculos. A HQ ainda conta com algumas páginas extras adicionadas recentemente,  - em 2013 -  onde o autor mostrou o que aconteceu depois do final da história, que foi publicada originalmente em 2001.
Uma dica, após ler o livro, observe as ilustrações da guarda do livro, e tenha uma surpresa.

Adquira Pílulas Azuis na Amazon por este link e ajude nosso site com um percentual da compra.





AQUI está nossa lista de desejos na Amazon, caso você deseje presentear, e ajudar esse site a ter sempre novos conteúdos literários de qualidade.

Recebemos essa cortesia de nossa parceira e amiga, em troca de uma opinião sincera. Obrigado Editora:



Tecnologia do Blogger.