Mas afinal, por que devo ler?

Pesquisa recente aponta que 44% da população brasileira não tem a leitura como hábito em sua rotina.  Apontamos alguns bons motivos para você pegar um livro agora mesmo e se deliciar com a leitura.

Por Alexandre Melo, do Recife.
30% dos brasileiros afirmam nunca terem comprado um livro./Pixabay

A capacidade de ler e transmitir ideias por meio de símbolos é uma das mais importantes capacidades humanas. É fato comprovado pela ciência em diversos estudos que já foram divulgados pela mídia, que ler faz bem para a memória, imaginação, raciocínio, inteligencia e vida social, além de combater depressão e outras doenças da mente. Mesmo assim, segundo pesquisa recente publicada no site do Estadão, 44% da população brasileira não tem o hábito de leitura, pensando nisso, elencamos alguns bons motivos para que você não faça parte desses números tão tristes de nossa realidade. Vamos lá?



Ler estimula a capacidade cerebral
Ligue seu cérebro no máximo com um bom livro./ Pixabay
Pesquisas nos EUA comprovaram que ler de maneira crítica, ou mesmo  de uma maneira mais leve, é um exercício valioso para estimular o cérebro a atividades de concentração e compreensão de mundo. Quem lê tem maior capacidade cognitiva e torna o cérebro mais ativo. É um grande incentivo oferecer livros às crianças para que adquiram o hábito desde cedo.



Ler combate a solidão
Seu livro pode ser mais um dos seus amigos./ Pixabay



Nem sempre podemos estar acompanhados. E há momentos em que o que mais desejamos é alguém para estar junto. Quando esse alguém não é possível, podemos estar acompanhados dos personagens de um romance, e inclusive aprender algo com eles. Com um livro você pode sorrir, chorar, se emocionar, e viver coisas fantásticas por meio da imaginação. Faça o teste!  E depois procure alguém para conversar sobre um livro que você leu. Novas amizades virão pela afinidade.


Ler evita stress
Xô Stress!! Desacelere./Pixabay



Quando o mundo não presta pra você, e você acha que nada dá certo na sua vida, pode ser um sinal de stress. Nossa mente nunca trabalhou tanto quanto ultimamente, e com a vida acelerada de hoje aumentaram e muito os transtornos causados pelo stress. Que tal desacelerar com uma boa leitura? 




Ler combate a depressão
Nada de depressão./ Pixabay



A chamada biblioterapia consiste na utilização do exercício da leitura como forma  de combater a depressão. Por meio de histórias de outras pessoas, os doentes podem enxergar outras realidades, emoções, e obter forças para mudar a sua própria situação. Ótima terapia!



Previne Alzheimer e outras doenças da mente
Para lembrar de tudinho./Pixabay



Existe várias formas de combater essa doença terrível que é o Alzheimer. O hábito de leitura é uma delas. Ler mantem a mente ativa, e com isso evita deterioração das células, fazendo com que o risco de sofrer de Alzheimer seja reduzido na velhice.


Ler faz bem para todas as idades. Estimule seus filhos, amigos, companheiro, avós. Dê um livro de presente para alguém. Faça sua parte por um mundo de mais leitores e leitoras.





Tecnologia do Blogger.