7 Coisas que fazemos na Livraria

Adora livrarias? Listamos aqui alguns hábitos comuns entre pessoas que visitam esses lugares mágicos. Talvez você se identifique com algum deles.

Por Alexandre Melo, do Recife
Livraria é sem dúvidas um paraíso do consumo para os apaixonados por livros /Pixabay

Quem é fanático por livro sabe que enquanto a maioria das pessoas se divertem na balada, nós nos divertimos indo à livraria. Um verdadeiro bookaholic sente arrepiar os pelos quando adentra a esse fantástico universo, recanto dos papeis e letras. 
Mas sem exagero, (ou com) o Do Que Eu Leio separou 7 características divertidas e peculiares das visitas dos bookaholics às livrarias, vabos conferir?


1 Esse eu tenho!
Qual pessoa que ama livros que também não ama livrarias? /Public Domain Pictures
Quando amigos e amigas se juntam na livraria, o papo só gira em torno de livros, então sempre rola aquele dedinho apontando desenfreado para algum título: "esse eu tenho!", "esse eu li!", "esse é ótimo!",  "esse eu quero muito! " é aquele momento de ostentação livresca, de encher a boca pra dizer o que gosta e o que não gosta.


2 Pegar todos os livros que aguentar carregar, mas no final só levar um ao caixa...

"-Esse eu quero, e esse também, e mais esse... e esse..." /Pixabay

Quem nunca juntou dez mil livros em uma pilha, e no final da visita, só levou um livro para casa? Às vezes prevalece a máxima "Querer não é poder... "

3 Fazer amizade com o livreiro ou a livreira
Livreiros, amamos vocês! /123RS

Nós, fanáticos por livros, somos corporativistas, e adoramos fazer amizade com gente que também ama livros. Quem nunca na vida ficou amigo do carinha ou da moça que te ajuda a achar o título desejado nas livrarias? Geralmente eles também amam ler, e manjam muito do assunto. Melhor coisa achar um /uma livreiro/a educado/a e prestativo/a.

4 Sentar em um cantinho e ler um livro completo (ou quase)

Tem coisa melhor do que sentar na companhia de amigos e dos livros? /Pixabay
Livrarias maiores geralmente tem em sua estrutura lugares para sentar e degustar de alguma leitura. Mas quem diria que algumas pessoas terminam lendo um livro completo em uma visita e não compram nada? Conheço pessoas que leram Harry Potter no tempo do colégio durante vários dias em livraria... quando a grana acaba, o jeito é se virar.

5 Comparar edições de editoras diferentes
Escolher sempre é um desafio. /Pixabay

Nestes tempos de leitores exigente, nada mais justo que comparar títulos iguais de editoras diferentes. (Principalmente quando uma delas tem a apresentação infinitamente melhor em qualidade do que a outra.) Seja por acabamento gráfico ou tradução, estamos cada vez mais meticulosos em nossas escolhas. Os leitores não são bobos.

6 Tomar aquele café na livraria e reunir a galera
Melhor bebida para leitura /Pixabay
Melhor do que uma livraria, é uma livraria com cafeteria. E melhor que isso ainda, é encontrar os amigos lá. Coisa fina de se viver! Gente que é gente dos livros mesmo, marca ponto de encontro em livraria. É lá o QG dos bookaholics.

7. Ver e manusear o livro na livraria, mas  comprar pela internet.

Cuidado com a fatura no fim do mês... /Pixabay

Sim, quem nunca foi a livraria, pediu ao livreiro para localizar aquele novo lançamento de seu autor favorito, e deixou o livro lá pra comprar na internet pois estava "mais barato". Muita gente faz isso, não se envergonhe, é quando o bolso fala mais alto.

Poderíamos passar dias enumerando as coisas que fazemos em livrarias. Conta aí nos comentários as excentricidades que você (ou alguém que conhece) comete nessas casas que amamos. Adoraríamos saber.
Até a próxima!

Tecnologia do Blogger.