Ligeiramente Seduzidos, da Mary Balogh

Por Jaci Pandora, do Recife
Ligeiramente Seduzidos (Editora Arqueiro 2016, 288 pgs) assinado pela escritora Mary Balogh é o volume 4 da Série "Os Bedwyns", mas foi o primeiro livro da autora que li. Apesar dos romances históricos costumarem vim em série, eles não precisam ser lidos seguindo a ordem cronológica e de forma alguma as leitoras ou leitores são prejudicados em relação a compreensão da história. A única coisa que ocorre nesse ínterim é acabar o livro e sentir uma compulsão enorme por ler os primeiros volumes... hahaha

Mas, voltando ao livro, em Ligeiramente Seduzidos conhecemos Morgan Bedwyn, a filha mais nova de um grupo de quatro irmãos e uma irmã, que poderia ser mimada, mas não é, pois o amor dos irmãos fez dela uma pessoa muito segura de si, aberta a possibilidades, conscienciosa e critica. Eu amei a Morgan!


Na contramão conhecemos Gervase Ashford, um homem um tanto amargurado, que, vitima de uma injustiça, passou quase uma década exilado da Inglaterra e longe da convivência com seus entes queridos. Como a família de nossa heroína teve papel em sua desgraça ele se volta a ela em busca de vingança.

No entanto, os desejos de vingança de Gervase terão muita dificuldade em lidar com a forma segura, aberta e franca de Morgan especialmente quando a tensão no ambiente social no qual os dois convivem aumenta pela iminência do desfecho das Guerras Napoleônicas.


De todas as autoras de romances históricos que li até aqui a Mary Balogh foi a mais corajosa, ela contextualizou a trama justamente durante a batalha épica de Waterloo e todo o clima da guerra, as ilusões dos jovens que se envolvem nela e a dor da perda estão ali no livro. Com uma escrita muito limpa, numa história conscienciosamente bem feita, sem fazer grandes dramas, ela coloca seus personagens e nós naquele mundo. E nada muda tanto as intenções e causa amadurecimento ao coração com uma guerra.

Diante da postura da Morgan naquele contexto de crise, Gervase passa a ver a moça com outros olhos e não é difícil encontrar no meio de tanto ressentimento um quinhão de amor e ali o romance dos dois flui...


Ligeiramente Seduzidos é um livro lindo de se ler, emocionante, envolvente, bem ambientado do ponto de vista histórico (o que posso dizer, pois sou professora de História), doce de ser lido, com um final muito terno. Além de ter uma capa linda que combina com a protagonista e desperta o desejo de adquirir rapidamente todos os outros volumes da série.

Posso dizer, por fim, que Mary Balogh ganhou mais uma leitora fiel. Quero todos os livros dela na minha estante urgentemente.

Este exemplar foi cedido em parceria, em troca de uma opinião sincera, pela editora:






Tecnologia do Blogger.