5 bons motivos para você adquirir um e-reader

Apesar de timidamente, os e-books estão conquistando o seu espaço entre os leitores, e junto a eles, os simpáticos e-readers. Elencamos 5 bons motivos para te convencer a adquirir um desses aparelhinhos o quanto antes. 

Por Alexandre Melo, do Recife.


Sim, eu leio e-books. Sou um dos maiores defensores do formato de livros que pouco a pouco cresce em usuários em nosso país. Iniciei minha experiência em ler e-books a muitos anos, ainda antes do Android, quando li um livro completo por meio de um celular Sony Ericsson que nem lembro o modelo! Confesso que foi um pouco cansativo, devido ao tamanho da tela, mas hoje as coisas mudaram, e inclusive temos smartphones com telas maiores, tablets, e  aparelhos dedicados exclusivamente para leitura, os e-readers. 


Meu primeiro e-reader foi um Kobo Glo, que adquiri com "um pé atrás' já que eu não acreditava que fosse me adaptar ao formato, e por outros preconceitos que eu tinha, como "ah, não é papel, não tem cheiro de livro novo, não dá pra pegar nas folhas, não tem cores, etc." Mas dei uma chance ao aparelho e simplesmente amei. Sim, existiam pontos negativos, mas os positivos superam. Hoje, não me vejo como leitor sem ter um e-reader. Tenho atualmente um Kindle Paper White, e ele é meu xodó.
Muita gente torce o nariz para os e-books, e eu entendo perfeitamente, pois gosto não se discute. Mas diante de algumas dúvidas de pessoas que me abordam nas redes e na vida, decidimos elencar 5 bons motivos para você ter um e-reader (seja Kindle, Kobo ou Lev) em sua casa.



1. É portátil, e prático.



Sim, as dimensões dos principais e-readers são equivalentes ao tamanho de um livro de bolso fino. Dá pra levar ele na bolsa, na mochila, na pasta e não vai ser um volume. Além do que, para pessoas que leem mais de um livro de uma vez, você pode ter em mãos diversos títulos, já que a maioria dos arquivos de e-books são pequenos. Ter centenas de livros em um aparelho de 16 cm é um ponto positivo a ser levado em consideração. Imagina você lendo A Guerra dos Tronos, ou Os Miseráveis, Guerra e Paz em um coletivo? Calhamaços pesados de muitas páginas não vão doer seus braços se você os ler em um Kindle, por exemplo. Além do que a bateria dos aparelhos duram muito, muito mesmo.


2. Facilidade em adquirir lançamentos



Você está ansioso para ler o segundo volume da sua saga preferida que acabou de ser lançado. Então você tem duas opções: Ou compra pela internet na pré-venda e espera dias para que ele chegue em casa, ou compra o e-book e começa a ler imediatamente. Qual a melhor opção? Com os e-readers, o livro que você quiser está a apenas um toque de tela. Você não paga frete, não se estressa com correio, e ainda tem a vantagem de ler imediatamente. Tem coisa melhor?


3. Preço dos livros relativamente mais barato.



Sim, concordo que muitos livros de papel aparecem mais em conta do que e-books, ou as vezes com a diferença de preço muito pequena. Mas,  as coisas estão mudando. Existem promoções constantemente, e temos percebido uma queda no preço de alguns títulos de certas editoras. Já comprei diversos e-books  por 5, ou 3 reais. Então vale a pena você conferir nas lojas filiadas aos principais aparelhos (Saraiva - Lev, Livraria Cultura - Kobo, Amazon - Kindle) como andam os preços dos livros que você curte. E escolher o aparelho que vai te satisfazer.


4.Interatividade 



No meio de uma leitura, você vê uma quote que te surpreende, e pensa me compartilhar para seus amigos das redes sociais. Você não precisa escrever nada com um e-reader, basta selecionar e compartilhar. Simples e fácil. Outra situação: no meio de uma leitura, você encontra uma palavra que não sabe o significado. Em um livro de papel, você terá que procurar um dicionário, folhear e encontrar o significado. Em um e-reader, você simplesmente toca na palavra e o dicionário do próprio aparelho te diz o que ela é. Fácil e rápido. Nunca mais perca o foco da sua leitura. O mesmo vale pra palavras em inglês, por exemplo.


5.Economia de espaço e durabilidade



Se você é como eu, que dispõe de pouco espaço em casa para muitos e muitos livros, a melhor opção é adquirir um e-reader. E-books não ficam velhos, não amarelam as páginas, e não ocupam espaço físico na sua casa. É claro que o aparelho não dura pra sempre, pois ele quebra um dia. Mas seu celular também quebra, e talvez você queira trocar ele de vez em quando. O mesmo vale para o e-reader. (mas diga-se de passagem, que um e-reader dura muito mais que um smartphone)

Existem outros motivos que justificam sua aquisição de um e-reader, e tenho certeza que você tem algum especial que talvez não citei. Você ama e-books, ou não gosta de ler livro digital? Escreve aí nos comentários.
Até a próxima!

Tecnologia do Blogger.