Veja 5 dicas infalíveis para não dormir na hora leitura

Foi ler e bateu aquele sono? Não se preocupe, sentir sonolência durante a leitura é algo absolutamente comum diante da atual rotina agitada.

Por Alexandre Melo, em Recife.


Sabe aquela hora que você chega em casa do trabalho ou da escola, e depois daquele belo banho, se deita no sofá e pega um livro para ler. Aí lê duas linhas capota dormindo por cima dos livro. Quem nunca tentou ler depois do almoço e cochilou? ou tentou ler a noite aquele texto da universidade e acabou dormindo por cima do livro? e o pior, quando acordou, viu que babou e amassou o livro todo. Nossa, meu Deus! Como evitar então perder o foco na leitura e terminar dormindo? O Do Que Eu Leio separou algumas dicas legais para te ajudar nessa situação.

1. Dormir

Dormir é fundamental /Pixabay

Sim, essa é a primeira dica. Se você está exausto, cansado de um dia fatigante, e sente isso no seu corpo, melhor mesmo é nem tirar o livro da estante. Tente descansar e depois, se pegue na leitura revigorado. Você sentirá que a leitura fluirá bem melhor posteriormente.


2 Conheça os seus horários

Conheça a si mesmo/Pixabay

Eu, do contrário da maioria,  sou ótimo lendo pela manhã, e péssimo lendo a noite. Descobri isso a duras penas, em tentativas frustradas de ler na cama. A dica é conhecer bem a si mesmo. Em que horas do meu dia, dentro da minha rotina, eu consigo apreender melhor minha leitura? Isso vai de pessoa para pessoa. Talvez você leia melhor no silêncio da noite. Descubra seu horário e explore ele.


3 Escolha bem o lugar para ler

Uma boa posição de leitura ajuda/Pixabay

Ler na cama deitado e coberto pode ser muito gostoso... tão gostoso que você irá dormir. Eu adoro ler sentado no sofá com as pernas no puff, essa posição é confortável para mim, e não me dá sono. Então procure ler em locais que não incentivem a sonolência. Sente-se, apoie bem sua coluna, se tem problemas com leitura deitado, procure uma cadeira e uma  mesa, escolha uma iluminação adequada e que não favoreça o sono. E se começar a bocejar, dê uma pausa, vá tomar um bom café ou um capuccino (que eu adoro) e volte para sua leitura.

4.Que livro eu estou lendo?

Cuidado com aquele livro chato/Pixabay

Outra coisa que pode favorecer o sono durante a leitura é o livro que você está lendo. As vezes desinteressante, ou técnico, ou quem sabe muito parado... Então, essa dica é para ser seguida junto com a dica dos horários. Existem livros de textos mais complexos, que exigem maior atenção sua, estes definitivamente devem ser evitados em momentos de cansaço, ou que o completo silêncio no ambiente não seja possível. Para estes momentos, escolha uma leitura mais leve, uma história mais  dinâmica e a compreensão fluirá bem.

5. Leia em voz alta.

Leia em voz alta/Pixabay

Essa é uma dica que eu particularmente não uso, mas funciona com muita gente. Se sentir que o tédio está chegando e os olhos marejam, tente ler em voz alta. A ciência diz que isso estimula o cérebro a trabalhar, e diminui o sono momentâneo. (Faça isso quando estiver sozinho, e evite brigas com seus irmãos)


Esperamos que tenham gostado das dicas. Se tiver alguma outra que deseje compartilhar conosco, escreve aí nos comentários. 

Forte Abraço!





Tecnologia do Blogger.