Amazon atualiza Kindle para versão 5.7.2: confira as novidades

Amazon libera atualização com destaque para a nova interface para os dispositivos Kindle. Confira o que tem de novo no mais amado e-reader do mercado.

Por Alexandre Melo, do Recife.
Kindle, um dos melhores aparelhos de leitura digital no mercado recebe uma grande atualização./Pixabay
Uma ótima noticia para todos os leitores e leitoras que possuem  um e-reader da marca Kindle, da Amazon, essa semana a empresa americana atualizou o firmware dos dispositivos Kindle PaperWhite (6ª e 7ª geração) Kindle Voyage e Kindle 2014 para a versão 5.7.2, e vem liberando aos poucos para os usuários. A nova interface é destaque nessa atualização, que apesar de apresentar mais itens na tela principal, conta com um ar minimalista e de traços finos. Trata-se de uma das maiores modificações apresentadas no e-reader da Amazon até hoje. Vamos mostrar a vocês então algumas das novidades. 

1.Tela Principal

Uma atualização revolucionária apresentada em Fevereiro 2016 pela Amazon aos dispositivos Kindle./Do Que Eu Leio
De cara podemos perceber mudanças significativas na interface, que agora é divida em três categorias: Biblioteca, Lista de Leitura e Recomendados para Você (que as vezes altera com Mais Vendidos da Loja Kindle

2. Menu Superior

Ícones minimalistas no menu superior do Kindle rodando firmware 5.7.2./Do Que Eu Leio
O meu superior foi repaginado, assim como todo o restante, ganhou um ar minimalista, o ícone da iluminação foi enviado para as configurações rápidas, novo item que recebeu um lugar de destaque. 

Atalhos auxiliam o usuário na hora de desligar o wi-fi ou alterar as configurações da iluminação/ Do Que Eu Leio


Dentro no menu configurações da tela inicial, temos três ícones: Modo Avião, Sincronizar o Kindle e Todas as Configurações, além da barra com a intensidade da iluminação.

3.Biblioteca e Listas de Leituras

A área central da tela incial lembra uma das primeira interfaces usados pelo concorrente Kobo./ Do Que Eu Leio

Logo abaixo, encontramos a área mais importante do Kindle, a sua biblioteca, que apresenta as suas três últimas leituras, (bastante semelhante a uma das primeiras interfaces do Kobo) e logo ao lado, uma novidade que é a Listas de Leituras, local onde é exibida a sua lista de desejos da Amazon + as amostras baixadas por você. Ambos, tanto a Biblioteca, quanto a Listas de Leitura são clicáveis, e abrem a coleção completa.

As amostras e sua lista de desejos da loja Amazon agora aparecem juntas em Listas de Leitura

4. Menu lateral e Configurações da Tela


O menu lateral (aquele dos três pontinhos) continua semelhante à versão anterior, e conta com opções de configurações principais, Loja Kindle, e um navegador experimental, entre outras.


As opções de Fonte, Página e Progresso de Leitura ficam juntas, em menu separado por abas, bem pratico. Na parte fontes, destaque para a OpenDyslexic, que tem a proposta de ajudar pessoas com dislexia na leitura.


Na aba Página, encontramos as opções de espaçamento, margens e orientação, além de algumas opções para  a personalização da visualização do progresso de leitura. Tudo bem prático.



5. Marcação de texto e compartilhamento


As opções de destaque de texto continuam presentes, além da possibilidade de compartilhar trechos de livros comprados na loja Kindle com seus amigos do Twitter ou no Facebook. Função bastante interessante.


Compartilhe com amigos alguma quote da sua leitura atual, troque experiência com seus amigos, e recomende leituras.

6. Loja Kindle

A fachada da Loja Kindle continua presente, e cumpre o básico.Infelizmente não houve alterações significativas e ainda continuamos esperando que a interface dela se assemelhe à experiencia que temos com  a loja acessada pelo computador ou no aplicativo para smartphones no futuro.

A loja infelizmente ainda não é tão prática como na versão desktop ou aplicativos para Smartphone./Do Que Eu Leio

7. Porcentagem nas miniaturas e notas de rodapé

Antes tarde do que nunca! Progresso de leitura nas miniaturas dos livros, em porcentagem!/Do Que Eu Leio

Destaque importante: A versão 5.7.2 abandonou o progresso de leitura por meio de "pontinhos" abaixo da capa do livro e adicionou uma pequena orelha com a porcentagem já lida para cada miniatura na home screen. Recurso muito bem vindo!


Ao clicar em uma nota durante a leitura, ela será exibida no rodapé em um pop-up, caso deseje, o leitor toca na nota e será levado ao local correspondente. 

8. Recomendados para Você

Área Recomendados para Você é de grande utilidade para quem gosta de se aventurar em  descobrir leituras./Do Que Eu Leio

Por fim, temos a última área da tela principal, chamada Recomendados Para Você, onde é exibida, baseado nas suas compras, uma lista de sugestões para suas próximas aquisições. Recurso interessante para conhecer novos livros e quem sabe ser surpreendido. Esta área muda conforme sincronizamos o aparelho, e por vezes exibe a velha conhecida "Mais Vendidos da Loja Kindle".

9.Não gostou? Volte a interface anterior

Caso as modificações da interface principal não te agredem, você pode mudar, é só ir em Configurações>Opções do Dispositivo>Personalizar o seu Kindle>Opções avançadas e desligar  a Visualização da Tela Inicial.


A firmware 5.7.2 de dá a possibilidade de escolher entre duas maneiras diferentes de interface principal./Do Que Eu Leio

Voilá! A tela ficará bem semelhante a interface anterior, excetuando a porcentagem nas capas das miniaturas dos livros.

10. Nossa opinião

Nosso grande companheiro de leituras. Kindle PaperWhite /Do Que Eu Leio

Como a atualização ainda é recente, poderemos encontrar outras novidades com a utilização. De cara as melhorias de interface nos agradou bastante, tornando mais intuitiva e também prática a experiência com o e-reader da Amazon. Sentimos falta da integração com o Goodreads, presente na versão americana, mas ainda não disponível para o público brasileiro. Eis nossos prós e contras:

Prós:
  • Aparência  mais agradável, minimalista com traços suaves;
  • Porcentagem do progresso de leitura nas miniaturas;
  • Listas de Leitura tornou-se mais útil, com recomendações mais personalizadas;
  • As miniaturas de livros enviados via send to Kindle não mostram mais "tarja branca";
  •  Possibilidade de escolher entre duas maneiras diferentes de interface principal.
Contras:
  • Interface da Loja Kindle ainda não é tão prática;
  • Falta de integração com o Goodreads na versão brasileira;
  • Falta opção para justificar texto de forma manual.

Segundo a Amazon, a atualização está chegando aos poucos via internet para cada aparelho, mas caso você tenha pressa em provar a versão 5.7.2, este link da própria Amazon ensina a atualizar manualmente, e é relativamente fácil. 
E você, já atualizou? Gostou da repaginada oferecida pela Amazon? Conta aí pra gente nos comentários!



Tecnologia do Blogger.