5 dicas de como cuidar bem dos seus livros

Livro bem conservado é alegria./Pixabay
Como bons amantes de livros, o maior pesadelo que temos é quando tiramos aquele exemplar que tanto amamos da estante e... bum! Está todo amarelado com fungos e mofo. E se ele era aquele livro edição especial super rara, de uma editora que já não produz ele? Oh céus! O que fazer pra evitar isso?Bem, primeiramente temos que deixar bem claro: seus livros não durarão para sempre. Isso mesmo, o papel vai amarelar mais cedo ou mais tarde, a capa pode soltar, ou até mesmo (Deus me livre) ele pode ser alvo de alguma traça sem-graça que decidiu morar na sua estante. Como evitar isso?

A boa notícia é que se tomarmos alguns cuidados simples, podemos retardar bastante esse processo e evitar ver esse triste fim aos nossos precisos amigos de papel. Pensando nisso, o Do Que Eu Leio separou algumas dicas práticas que vão ajudar todos os amantes de livros e colecionadores a zelar bem dos seus livros, para ter eles novinhos por anos. Vamos lá?


1. Limpeza

Limpeza é primordial./ bibliotecnico.wix.com.
Regra primordial para uma boa durabilidade é a limpeza. Tente reservar um dia por mês para retirar seus livros da estante e passar um pano seco para tirar a poeira. Interessante também folhear rapidamente para arejar as páginas. Faça por etapas, uma prateleira por vez (não crie a maior bagunça) é importante também limpar as prateleiras, igualmente com um pano seco, caso não dê conta, pode passar um pano com álcool, mas nesse caso, espere secar totalmente as prateleiras para recolocar os livros lá. NUNCA USE LUSTRA MOVEIS, ok? Os resíduos dele penetram no papel e estragam.


2. Cuide bem do seu amigo livro na hora da leitura

Evite abrir os livros em mais de 90 graus. Não é necessário escancará-lo tanto./Pixabay.
Algumas dicas básicas na hora de ler: Evite virar a capa ao contrario; não passe a língua nos dedos ao folhear as páginas; evite comer na hora de ler; lave as mãos, se possível, evite engordurar as páginas; vire as páginas com delicadeza ;não deixe clips de papel dentro dos livros, nem  use a orelha dele como marcador (para isso existem os marcadores soltos) e nunca jamais dobre uma página para marcar sua leitura (orelhas de burro nos livros, jamais!) e se for ler em uma mesa, evite abrir o volume totalmente, principalmente os de capa dura, pois compromete a encadernação.


3. Iluminação e posicionamento da estante

Livros sempre na vertical: essa é a regra./Pixabay.
Ponto importante é não permitir que os raios solares incidam diretamente nos seus livros, as capas perderão coloração com certeza com o tempo; também é importante que os livros fiquem acomodados na posição vertical, (evite deixar eles inclinados, use aparadores se necessário) livros mal acomodados entortam, e descolam a encadernação, também não deve se deixar eles muito apertados, para que sejam facilmente removidos de seu lugar e recolocados com facilidade; também evite deixar eles muito próximos às paredes, pois elas transferem umidade para o papel. A distância entre os livros e a parede deve ser entre 20 ou 30 cm. Dê preferencia a estantes fechadas por trás e abertas na frente.


4. Não ensacole seus livros

As páginas dos livros também precisam respirar./Pixabay.
Algumas pessoas acreditam que colocar os livros ou revistas em sacos plásticos ajudam a conservá-los. É Mito. O plástico não permite a oxigenação devida dos livros, fazendo com que o ambiente seja mais propício a microrganismos. O melhor mesmo é deixar eles bem organizados nas estantes sem estarem ensacados. Se mesmo assim, você deseja fazer isso, faça furos nos saquinhos, e retire cada exemplar periodicamente para respirar, por meio da folheação de suas páginas.


5. Os livros são vivos, precisam movimentar-se, não os deixe órfãos.

Um livro sem ninguém para lê-lo, é só um bloco de papel./Pixabay.
Sim, às vezes compramos desenfreadamente livros e mais livros, e terminamos não dando conta da leitura, e deixando eles eternamente na estante. Sei que é difícil, mas evite comprar livros por impulso, tente terminar de ler os que você já tem, e aquele livro, que você sabe que não vai ler nunca, deixe ele ir, dê de presente a alguém, doe a alguma biblioteca. Quem sabe outra pessoa se interesse mais por ele do que você.

Seguindo essas simples dicas, seus livros vão ficar em perfeito estado por um bom tempo. Esperamos que esse post tenha sido útil. Se tiver alguma dica a mais e desejar registrar, comente abaixo e ajude outros leitores e leitoras. 

Abraço forte!



Alexandre Melo






Tecnologia do Blogger.