5 dicas rápidas para o leitor iniciante


Certa vez fui interrogado por uma amiga sobre como ela, que não tem o hábito de ler livros, poderia se tornar uma leitura assídua, com um bom rendimento e aproveitamento no universo dos livros. Pensei então em responder a indagação dela com um post, pois sei que essa dúvida também existe e persiste na mente de outras pessoas. (sim, estou falando para você, querido ou querida, que chegou aqui por meio do google, seja bem vindo!) Tenho alguma experiência com leitura e então decidi sistematizar em passos simples de forma a ajudar quem também chegou aqui em busca dessa resposta.
Claro que as dicas que dou são relativas, e podem funcionar melhor para alguns do que para outros, e também não são o guia definitivo do leitor, existem outras formas, aqui deixo apenas alguns exemplos.
Então, sem mais delongas, vamos lá:


1 - Comece com livros mais simples, curtos.
Tem gente que nunca leu um livro na vida e pega Crime e Castigo, ou toda a saga publicada até hoje da Guerra dos Tronos para começar... com certeza essa pessoa vai sentir dificuldade e quem sabe até se afastar da leitura pra toda eternidade.  O prazer da leitura pode funcionar melhor (para pessoas não habituadas) se você fizer como em uma plantação: as sementes são pequenas, e depois crescem. Que tal começar com livros mais simples e curtos? Contos também são ótimas sugestões. Procure livros de até 160 pgs, de narrativa mais fácil e que te agrade, depois vá progredindo para historias mais maduras, complexas e longas.



2 - Não se afobe! Leia no seu ritmo
Hoje a leitura virou maratona, e as pessoas leem desenfreadamente para ostentar: "ah, li 500 livros esse ano" Não faça isso! Leia no ritmo que te parecer agradável e normal. Não se apresse em chegar ao final da obra para ler outras (sei que as vezes o livro que estamos lendo não é tão bom, mas tente) evite estar contando quantas páginas falta para acabar a obra, simplesmente mergulhe na história e divirta-se. Se você tem o ritmo rápido, tudo bem, mas se não, não fique triste por que seu amigo leu 5 livros no mês e você apenas um, as pessoas são diferentes.



3 - Escolha bem o seu lugar de leitura, e tente terminar o capítulo
Não importa se você vai ler no papel ou no ebook, mas o ambiente em que você repousará para ler faz toda diferença para quem ainda não tem o hábito. Eu, por exemplo, consigo ler em qualquer lugar, mas a experiência conta. A inicio eu não conseguia ler em ônibus, agora o faço tranquilamente. Encontre você o seu conforto, seja sofá, cama, mesa, cadeira, rede, jardim, no chão, etc., um bom conforto te proporcionará um melhor aproveitamento. Além disso, nem sempre podemos nos dar ao luxo de ter tanto tempo livre, então em determinado momento, temos que pausar a leitura. A dica é: tente terminar o capítulo. Você vai ver que será mais fácil retomar à memória a história até aquele ponto quando você conclui um capítulo.



4  - Visite uma livraria ou biblioteca, folhei os livros
A melhor forma de escolher o livro pra começar é deixar que ele te escolha. Sim, exatamente! Vá a uma livraria ou uma biblioteca, lá tem centenas, milhares de opções, então consiga um tempo para visitar esse lugar - vá despreocupado -  sente-se e folhei alguns livros, leia um trecho do inicio de cada história e veja qual é a que te fisga. Pode ter certeza que funciona.


5 -  Converse mais com quem ama livros
A dica final  é essa mesmo, aproxime-se de pessoas que lhe inspire, pessoas com mais experiência e converse sobre livros, conte o que achou do último que você leu (sem spoilers, tá?) Encontre pares que gostem do mesmo gênero literário que você, ou até mesmo que goste de ler livros diferentes dos seus, e vai ver como funciona. Se ao seu redor não existe ninguém que tenha o hábito de ler, a internet está cheia de blogs sobre livros, e nas redes sociais também. Em pouco tempo você se tornará um bookaholic nato, um admirador ou admiradora do prazer de uma boa leitura. Você vai ver como ser uma pessoa que lê fará toda a diferença na sua vida.

Espero ter ajudado, e qualquer sugestão ou dúvida, é só deixar aqui nos comentários.

Abraço!

Tecnologia do Blogger.