Jardim Secreto - a nova onda no mundo dos livros

E a última febre no mundo literário são os livros de colorir para adultos. Desde sempre fui péssimo em colorir coisas, nunca consegui usar cores harmonicamente, mas minha esposa ficou louca para tirar o stress da rotina com um desses livrinhos. Então, passei na livraria aqui no Shopping e adquiri o  que acredito ser o melhor deles e lhe dei de presente (ela adorou) aproveitei a oportunidade para mostrar ele aqui para vocês.Trata-se do Jardim Secreto, da escocesa Johanna Basford.

O livro é editado pela nossa parceira Editora Sextante, e foi uma boa aposta! Acredito ter sido o pioneiro nessa leva de livros de colorir e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares e está na 12ª reimpressão. A Johanna Basford, quem assina os desenhos, mostrou seu talento com outro título do mesmo gênero, que foi lançado logo em seguida: A Floresta Encantada. Os livros também são, além de  simplesmente feitos para colorir, um caça tesouro antiestresse. O objetivo do jardim Secreto é realmente relaxar, com desenhos simples, mas ao mesmo tempo repleto de pequenos detalhes, o que o trona de pintura lenta e criativa, um oásis onde o tempo passa e você esquece dos problemas do dia-a-dia. 

O livro tem um formato diferenciado, sendo retangular, e bem maior que um livro comum, em um papel levemente amarelado e de boa espessura e textura. Em suas páginas temos flores, folhas, alguns animais e desenhos mosaico abstratos, repletos de pequenos detalhes.
Um jardim verdadeiro  requer sua atenção para manter-se vivo, e é essa a proposta da autora no Jardim Secreto, sem a sua ajuda, sem as cores que são de sua responsabilidade, o livro torna-se morto. Para isso, recomenda-se um lugar tranquilo, uma boa música, um bom conjunto de lápis de cor, e sua criatividade para funcionar. A internet está repleta de imagens desses livros coloridos, são crianças, jovens, adultos e idosos voltando a pintar desenhos no papel.
No entanto deve-se prestar atenção: se você tornar-se compulsivo a terminar rápido de pintar para mostrar aos seus amigos e amigas o resultado de sua arte, o Jardim secreto perde completamente o sentido proposto pela autora. Esse livro é para ser mastigado bem devagar, a pintura deve ser pensada, trabalhada e sentida como um momento só seu. Ou seja, esqueça o mundo.

a ideia é louvável, mesmo que  eu prefira a leitura para desestressar. No entanto, minha esposa adorou e já começou a pintar seu jardim e encontrar os animais escondidos. Se você curte esse tipo de livro como ela, adquira um para você, e se já possui um, conte-nos a sua história nos comentários.




Compre o seu aqui

Abraço forte!
Tecnologia do Blogger.