Quando blogueiro vira autor: Por Que Indiana, João?

Oi gente, tudo bem? Hoje vou comentar sobre um livrinho bastante interessante. Quando eu soube que esse livro havia sido escrito por um blogueiro, fiquei ainda mais curioso sobre a obra, e acabei comprando o Por Que Indiana, João?, publicado pela Giz Editorial, e assinado pelo Danilo Leonardi, do blog Cabine Literária.
O livro conta a história de João, adolescente que sofre bullying no colégio, e que após revidar aos agressores, acaba invertendo a situação, se tornando popular entre os colegas e até fora da escola, contudo é aí que seu problemas vão ficar pesados...


Minha opinião sobre a obra é boa. Não espetacular, mas para primeiro livro, o autor mostrou-se bem. Em momentos (principalmente no meio do livro) a narrativa ficou um tanto quanto enfadonha, enquanto que o desfecho da obra se mostrou muito bom. Talvez se o autor tivesse mostrado a desenvoltura do epílogo desde o início, o livro tivesse sido melhor, mas repito, ele não é ruim. A ideia de tratar do bullying é louvável, já que estamos tratando de uma temática jovem-adulto, contudo achei que o personagem principal foi construído em um caráter meio que vazio. Não gostei muito dele, nem do Daniel, melhor amigo do João, e da relação entre eles. Mas destaco a personagem Júlia que de longe foi a minha preferida na história, mas que só aparece do meio para o fim da narrativa. Talvez pudesse ser mais explorada pelo autor (quem sabe até em um conto à parte, narrando sua visão da história... fica a dica!)


Esteticamente falando, o livro é bonito, adorei a capa e a cor amarela forte e as fontes usadas no título, dando uma boa identidade visual, sóbria, mas ao mesmo tempo jovem. Veja as fotos. 
Em resumo é isso. Em momentos vi algumas semelhanças desse livro com o Extraordinário, de R J Palacio. Eu recomendaria esse livro a ser usado como literatura complementar nas escolas, principalmente como forma de conscientização acerca da temática do bullying, que precisa ser combatida entre os jovens e adolescentes.

Abraço é até a próxima!

Tecnologia do Blogger.