Mafalda completa 50 anos!

Quem diria que a pequena menina nascida das mãos do cartunista argentino Quino já chegou a meia idade? Este ano a personagem completa 50 anos bem enxutos de criticas cada vez mais atuais ao mundo em que vivemos. A menina que odeia sopa e é inconformada com a sociedade e suas mazelas, acabou por virar ícone da cultura pop ocidental. Conheci Mafalda só na universidade nas aulas de Introdução aos Estudos Históricos, lecionadas pela ótima professora Lúcia Falcão. Desde este tempo, fiquei fã da menina. Deixamos nossa singela homenagem neste post com algumas tirinhas da garota levada e sua turminha.
 Mafalda é uma menina típica de classe média da Argentina, mas que vive a tecer críticas tanto ao governo, quanto à sociedade. Com seu humor, Quino a levou a apareceu nos jornais argentinos por dez anos, até sua última tirinha.
 Segundo a imprensa, foi em 15 de março de 1962 que Mafalda foi criada, isso para uma campanha que nunca divulgada, mas para o criador Quino, seu nascimento oficial foi em setembro de 1964, quando foi publicada pela primeira vez.
Tenho um livro publicado pela Martin Fontes chamado 10 anos com Mafalda, e que junta algumas das melhores tirinhas da menina durante este tempo em que foi publicada nos jornais argentinos. Mais tarde tiro uma fotografia dele e atualizo o post. [atualizado] eis o livro:


Abraços!
Tecnologia do Blogger.