Sites de relacionamento ou massageadores de Ego?


Sites de relacionamento? Que tipo de relacionamento é esse? Redes sociais? onde está a sociabilidade? Segundo o Houaiss, a palavra relacionamento significa:

1 ato ou efeito de relacionar-se
2 capacidade de manter relacionamentos, de conviver bem com seus semelhantes
3 relação de amizade.

Agora me respondam: Qual relação existe quando só se pensa em seu próprio nariz? Os das redes sociais se esforçam unicamente em serem vistos, para que suas fotos sejam comentadas, para que seus vídeos sejam acessados, para que seu perfil seja lido, para que seus gostos sejam elogiados. No entanto não se deixa um recado a um amigo, não se há tempo para escrever individualmente, para desejar um bom dia, ou se perguntar como estão as coisas, restando para “o outro”, quando muito, apenas recados coletivos, copiados e colados, frios, sem vida, como se as pessoas fossem todas iguais, sem sentimentos distintos, sem necessidade de afeto, de atenção, enfim, culmina assim a pseudo-relação existente na pós-modernidade virtual. A diminuição do "outro" e a ascendência do "eu".

Messenger? Pra que? se estão todos off-line. eu disse off-line? Mentira! As pessoas estão ali, escondidos sob status falsos de "indisponível", e quando são convidadas a teclar, inventam desculpas do tipo: " -puxa, que pena, já estava saindo...” ou "estou ocupado" (na realidade está a atualizar sua rede, para mostrar sua cara belíssima by Photoshop.)

Seriam os sites e programas de relacionamento apenas objetos massageadores de ego? Que geração é essa que cada vez mais esquece da coletividade e mais e mais mergulha dentro do poço da ausência de sentimentos ao próximo? Amigos? Que tipo de amizade é essa onde não existe interação? . De que se trata esta relação líquida, sem laços afetivos? Em que consiste esta exposição múltipla do “eu”?

Pelo amor de Deus! Enterremos Narciso.
Tecnologia do Blogger.