Mafalda em sala de aula...

Por Alexandre Melo, de Recife


Mafalda, a menina esperta que odeia sopa
Mafalda, a célebre personagem do cartunista argentino, Quino, foi criada na década de 1960 e até hoje figura em jornais, em questões de vestibulares e em análises sociais em livros didáticos, sendo também bastante utilizada em sala de aula.

A garota que odeia sopa, possui um alto senso crítico, além de defender a paz mundial e construir diálogos bastante maduros para sua pouca idade. Mafalda enfrenta problemas que crianças vivem, mas com os olhos de um adulto (os de Quino). Enfim, a menina ganhou bastante prestígio na América-latina. Gosto muito de usar tirinhas da Mafalda em exercícios. A crítica à sociedade por ela apresentada ajuda a provocar os alunos à uma reflexão maior sobre determinado tema.

Hoje, está a disposição de quem se interessar, diversos livros reunindo muitas tiras da argentina. Na minha estante tenho a "10 anos com Mafalda", que ilustra esse post, lançado pela Editora Martin Fontes, encadernação em que estão reunidas muitas tiras separadas por assuntos. (confira e compre: aqui ), o livro ainda conta com uma entrevista exclusiva com o criador da personagem, Quino.


Forte abraço e até a próxima!
Tecnologia do Blogger.